"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 13 de junho de 2023

“OS ELEITOS DE DEUS E A CONVERSÃO”


“OS ELEITOS DE DEUS E A CONVERSÃO”

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29).

Quaisquer que sejam os propósitos de Deus, os quais são secretos, estou certo de que suas promessas são fiéis. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Rm 8.26-30).

Com que desespero os rebeldes argumentam: “Se eu sou eleito, serei salvo; não importa o que eu faça. Caso contrário, estarei perdido, faça o que fizer”. Pecador perverso, você começa onde deveria terminar. A Palavra não está longe de você? O que ela diz? “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (At 3.19). “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (At 16.31). “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis” (Rm 8.13). O que pode ser mais claro? Não fique discutindo sobre a eleição, mas disponha-se a arrepender-se e a crer. Clame a Deus pela graça da conversão. As coisas reveladas lhe pertencem; ocupe-se com elas. Como já bem disse alguém: “Aqueles que não se alimentam da carne da Palavra ficarão sufocados com os ossos”. Quaisquer que sejam os propósitos do céu, estou certo de que se eu me arrepender e crer, serei salvo; e se não me arrepender, serei condenado. Isto não é um chão seguro para você?

Mais particularmente, esta mudança de conversão entende-se ao homem na sua totalidade. Uma pessoa carnal pode ter alguns fragmentos de boa moralidade, mas jamais será completamente boa. A conversão não é o simples reparo de um velho edifício; mas ela o derruba por completo e edifica uma nova estrutura. Não se trata de um remendo de santidade; mas, no caso do verdadeiro convertido, a santidade é tecida em todas as suas capacidades, princípios e práticas. O cristão autêntico é, por assim dizer, uma nova estrutura, desde os alicerces até o telhado. Ele é um novo homem, uma nova criatura; todas as coisas se tornaram novas (2Co 5.17). A conversão é uma obra profunda, é uma obra do coração. Ela produz um novo homem num novo mundo. Ela se estende ao homem inteiro: à mente, aos membros e a todos os aspectos da sua vida.

Deus nos abençoe!

Joseph Alleine (1634-1668).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário