CHEIO DO
ESPÍRITO: A Diferença entre Atos 2.4 e Efésios 5.18
“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a
falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (At 2.4).
“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução,
mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).
Em Atos
capítulo 1 versículo 5, lemos que o nosso Senhor disse aos discípulos que eles seriam
“batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. Então, em Atos 2,
obtemos o cumprimento desta promessa. O interessante é que Atos 2, onde nos é
dado um relato de como os primeiros discípulos e apóstolos foram batizados com
o Espírito Santo, o termo ‘batismo” não é usado; somos informados que “todos
foram cheios do Espírito Santo”, e esse é o termo que geralmente é usado
depois.
Isso tende a
levar à confusão – as pessoas chegam à conclusão de que, toda vez que você se
deparar com a frase “cheio do Espírito”, necessariamente terá que significar
exatamente a mesma coisa. E é assim que muitas pessoas ficam totalmente
confusas com o que lemos em Efésios 5.18: “E não vos embriagueis com vinho, no
qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. Agora veja isto, os discípulos
ficaram cheios do Espírito no Dia de Pentecostes. Assim, essas pessoas tendem a
cair no erro e na confusão de imaginar que essas coisas são idênticas.
O problema
aqui é uma falha de entender o ensino do Novo Testamento sobre a obra e o modo
de operação do Espírito Santo. Ele cumpre várias funções; elas incluem
convicção e, particularmente, a regeneração. Mas ele também faz o trabalho de
nos santificar: é o Espírito quem nos santifica através da verdade. Além disso,
ele tem um grande papel nos assuntos da segurança, da certeza e, com isso do
testemunho, do testificar, do mistério e da obra. Ora, as funções do Espírito
Santo devem ser diferenciadas, caso contrário, haverá confusão interminável.
Assim,
parece-me (e sempre foi reconhecido pelos grandes tratamentos clássicos deste
assunto na doutrina da pessoa e da obra do Espírito Santo) que seu trabalho
pode ser dividido da seguinte forma: sua obra regular e sua obra excepcional –
ou se você preferir em uma linguagem diferente, sua obra indireta e sua obra
direta.
Agora esta
divisão na obra e operação do Espírito Santo é de grande importância. Talvez eu
possa ilustrar isso de novo para você falando sobre avivamentos religiosos. O
Espírito Santo está na igreja hoje e ele faz uma obra regular nela, embora
estes sejam os dias das pequenas coisas. Mas não devemos desprezar esses dias
porque, afinal de contas, o que está acontecendo é a obra do Espírito Santo. É
isso que quero dizer com sua obra regular. Mas no momento em que você começa a
ver os avivamentos religiosos, notamos que estes se sobressaem na história da
igreja. Eles ainda são a obra do Espírito Santo, ele é ainda o operador, mas
agindo de uma maneira excepcional e incomum.
Ou, considerando
minha outra classificação, que é, talvez, para nosso propósito imediato, a mais
importante das duas – o Espírito Santo normalmente trabalha através de meios. É
isso que tenho em mente quando digo que sua obra é “indireta”. É o Espírito
Santo quem nos deu a Palavra, e seu ministério regular, seu trabalho ordinário
(se alguém pode usar tal termo em relação ao Espírito Santo) é lidar conosco
através das Escrituras. Ele ilumina a mente, nos dá compreensão, abre as
Escrituras para nós, usa o mestre ou o pregador, e assim por diante. Agora,
mesmo que essa obra seja mais ou menos indireta, é simples e claro – esse é o
centro de toda essa doutrina do batismo com o Espírito Santo – que o Espírito
também trabalha e opera de maneira direta.
Eu quero
tentar mostrar-lhes, portanto, que a maneira de evitar esta confusão de assumir
que cada vez que você encontrar a expressão “cheio do Espírito” significa exatamente
a mesma coisa, é observar o contexto e ver o que o escritor está falando. Em
Efésios 5.18, como eu quero mostrar a você, ele está lidando com a
santificação, e isso é mais ou menos sua obra regular, e, portanto, não tem
nada a ver diretamente com toda essa questão de ser capaz de definir o que se
entende por batismo com o Espírito Santo. Eu quero sugerir que um homem pode ser cheio do
Espírito de maneira regular, nos termos de Efésios 5.18, e ainda não ser
batizado com o Espírito de forma excepcional, direta e incomum, como vemos em Atos 2.
Deus nos
abençoe!
Pr. Martyn Lloyd-Jones
*Extraído do livro “O batismo e os dons do Espírito: Poder e
renovação segundo as Escrituras” – Martyn.Lloyd-Jones, Carisma Editora.
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