"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 6 de março de 2020

“Ó SENHOR, Guia-me em Tua Justiça”

“Ó SENHOR, Guia-me em Tua Justiça”
Ó SENHOR, guia-me em tua justiça, por causa de meus adversários; endireita teu caminho diante de minha face” (Sl 5.8).

Há quem explique essas palavras da seguinte forma: Mostra-me o que é certo e faz-me totalmente devotado à prática daquela justiça que adorna teu caráter; e faze assim por causa de meus adversários; pois os santos, impelidos pela perversa prática e fraudulentas artes dos ímpios, correm o risco de desviar-se do caminho reto.

Esse significado é inquestionavelmente piedoso e proveitoso. A outra interpretação, porém, é mais adequada, a qual visualiza as palavras como uma oração para que Deus guie seu servo em segurança por entre as armadilhas de seus inimigos e lhe abra uma via de escape, mesmo quando parecesse a todos que fora apanhado e cercado de todos os lados. A justiça de Deus, portanto, nesta passagem, como em muitas outras, deve ser entendida como sendo sua fidelidade e misericórdia demonstradas na defesa e preservação de seu povo.

Davi, aspirando ter a Deus como guia de seus passos, se anima na esperança de obter o que pedira, uma vez que Deus é justo; como se dissesse: Senhor, já que és justo, defende-me com teu auxílio, para que eu escape das ímpias tramas de meus inimigos. Da mesma importância é a última cláusula do versículo, onde ele ora para que o caminho de Deus fosse endireitado diante de seu rosto, em outras palavras, para que fosse libertado pelo poder de Deus dos infortúnios com que se via completamente cercado, e dos quais, segundo o juízo da carne, ele jamais esperava encontrar uma via de escape. E assim ele reconhece quão impossível lhe era evitar cair nas malhas de seus inimigos, a menos que Deus lhe desse sabedoria e lhe abrisse uma via por onde não existia passagem. Cabe-nos, à luz de seu exemplo, fazer o mesmo; de modo que, desconfiando de nós mesmos quando os conselhos fracassam e prevalecem a malícia e a perversidade de nossos inimigos, recorramos imediatamente a Deus, em cujas mãos estão os escapes da morte.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Comentário do Livro dos Salmos, Edições Paracletos.

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário