"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 13 de março de 2020

SENHOR, até quando?

SENHOR, até quando?
Tem compaixão de mim, SENHOR, porque eu me sinto debilitado; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão abalados. Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando? Volta-te, SENHOR, e livra minha alma; salva-me em consideração por tua misericórdia (Sl 6.2-4).

Mas tu, SENHOR, até quando? Há quem, para completar esta sentença, a complemente com as palavras: me afligirás? ou: continuarás a castigar-me? Outros leem: Até quando adiarás tua misericórdia? Mas o que está declarado no versículo seguinte mostra que este segundo sentido é o mais provável, pois ali Davi ora para que o Senhor o considerasse com olhos de graça e compaixão. Ele, pois, se queixa de Deus se haver esquecido dele, ou que não tinha por ele nenhuma consideração, assim como aparentemente Deus se mantém afastado de nós sempre que sua assistência ou graça realmente não se manifesta em nosso favor. Deus, em sua compaixão para conosco, permite que oremos para que se apresse em socorrer-nos; mas quando nos queixamos abertamente de sua muita delonga, visando a que nossas orações ou nosso sofrimento, por essa conta, não vão além dos limites, devemos submeter nosso caso inteiramente à sua vontade, e não querer que ele se apresse mais do que lhe apraz.

Volta-te, SENHOR. O salmista deplorou a ausência de Deus; e agora ele ansiosamente solicita as indicações de sua presença; pois nossa felicidade consiste nisto: que somos alvos da consideração divina, porém cremos que ele se encontra alienado de nós caso não nos apresente alguma evidência substancial de seu cuidado por nós. Que Davi, naquele tempo, enfrentava risco máximo, deduzimos dessas palavras, nas quais ele ora tanto pelo livramento de sua alma, por assim dizer, das guelras da morte, quanto por sua restauração a um estado de segurança. Todavia, não se faz qualquer menção de alguma enfermidade física; e, portanto, não faço ideia alguma sobre a natureza de sua aflição. Davi, uma vez mais, confirma o que só tocara no segundo versículo concernente à misericórdia de Deus, isto é, que este é o único refúgio donde espera vir seu livramento, a saber: salva-me em consideração por tua misericórdia. Os homens jamais encontrarão um antídoto para suas misérias, enquanto, esquecendo-se de seus próprios méritos, diante do fato de que são os únicos a enganar a si próprios, não aprenderem a recorrer à misericórdia gratuita de Deus.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Comentário do Livro dos Salmos, Edições Paracletos.

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário