"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 17 de março de 2020

“Salva-me por tua Graça”

“Salva-me por tua Graça”
“Meus gemidos me têm levado à exaustão; todas as noites faço nadar meu leito; com minhas lágrimas o alago” (Sl 6.6).

Essas formas de expressão são hiperbólicas, porém não se deve imaginar Davi, à moda dos poetas, exagerando seu sofrimento; ele, porém, declara real e simplesmente quão severo e amargo o sentia. Deve ter-se sempre em mente que sua aflição não procedia tanto de ter ele sido severamente ferido com fadiga física; considerando, porém, o quanto Deus estava desgostoso com ele, viu, por assim dizer, o inferno escancarado para recebê-lo; e a fadiga mental que isso produz excede a todos os demais sofrimentos. Aliás, quanto mais sinceramente é um homem devotado a Deus, muitíssimo mais severamente perturbado é ele pelo senso da ira divina; e é por isso que as pessoas santas, que de outra forma são dotadas de inusitada fortaleza, têm revelado neste aspecto muito mais debilidade e necessidade de determinação. E nada nos impede, nestes dias atuais, de experimentar em nós pessoalmente o que Davi descreve concernente a si, senão a estupidez de nossa carne. Os que têm experimentado, mesmo em grau moderado, o que significa lutar contra o temor da morte eterna, se sentirão satisfeitos com o fato de que nada há de extravagante nestas palavras. Portanto, saibamos que aqui Davi nos é apresentado como alguém que é afligido com os terrores de sua consciência e sentindo em seu íntimo tormentos, não de uma espécie ordinária, mas de uma espécie tal que quase o levou ao total desfalecimento; e, não obstante, em todo tempo nunca cessou de orar a Deus.

SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Tem compaixão de mim, SENHOR, porque eu me sinto debilitado; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão abalados. Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando? Volta-te, SENHOR, e livra a minha alma; salva-me por tua graça” (Sl 6.1-4).

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Comentário do Livro dos Salmos, Edições Paracletos.

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário