"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 4 de outubro de 2021

“AJUSTE DE CONTAS”

AJUSTE DE CONTAS”

“Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles” (Mt 25.19).

A parábola dos talentos é semelhante a parábola das dez virgens. Ambas nos direcionam para o mesmo e importante acontecimento, a segunda vinda de Jesus Cristo. Ambas nos remetem aos membros da igreja professa de Cristo. As virgens e os servos representam um só e o mesmo povo, mas este povo considerado de um ângulo diferente, sendo retratados diferentes aspectos de sua atuação. A lição prática de cada parábola é o principal ponto de diferença. A vigilância é a nota chave da parábola das dez virgens, e a diligência é a ênfase da parábola dos talentos. A história sobre as virgens exorta a igreja a vigiar; a história sobre os talentos conclama a igreja a trabalhar, ao cuidado aplicado na execução de sua tarefa.

Um dos ensinos da parábola dos talentos é que todos os que se professam cristãos um dia haverão de prestar contas a Deus. A parábola nos diz que, “depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles”.

Há um julgamento à espera de cada um de nós. Se não há julgamento, as palavras da Bíblia não têm qualquer significado ou importância. Negá-lo é tratar com leviandade as Escrituras. Há um julgamento que nos aguarda, de acordo com nossas obras, e será seguro, estrito e inevitável. Importantes ou não, ricos ou pobres, eruditos ou incultos, todos teremos de comparecer diante do tribunal de Deus e receber nossa sentença eterna. Não haverá escapatória. Esconder-se será impossível. Nós e Deus haveremos enfim de nos encontrar face a face. Teremos de prestar contas de cada privilégio que nos foi concedido, e de cada bênção desfrutada. Descobriremos, por fim, que somos tratados como criaturas responsáveis que terão que prestar contas de tudo que recebeu do bondoso e gracioso Deus. “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?” (Mt 24.45).

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Dn 12.3).

Deus nos abençoe!

J.C.Ryle (1816-1900).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-1115


Nenhum comentário:

Postar um comentário