"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quarta-feira, 27 de outubro de 2021

“OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO”


OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO”

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.27,28).

1 – Depravação Total. O homem caído, totalmente afetado e escravizado pelo pecado, não possui capacidade de salvar a si mesmo, nem de crer no evangelho oferecido livremente. “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5.39,40).

2 – Eleição Incondicional. As pessoas são salvas devido o fato de que Deus escolhe livre, soberana e incondicionalmente pecadores para serem redimidos por Cristo, trazidos à fé e, por fim, à glória. “Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef 1.5).

3 – Expiação Limitada. A obra redentora de Cristo visa à salvação dos eleitos, ou seja, Cristo salva realmente aqueles pelos quais Ele morreu. “O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (Is 53.11).

4 – Graça Irresistível. O Espírito Santo nunca falha em seu objetivo de trazer à fé àqueles que Deus predestinou para a vida. Esse ponto é resultado inevitável dos três primeiros. Nossa depravação total necessita da graça irresistível. A eleição incondicional é o seu ancoradouro. A expiação limitada é a sua verdade correspondente, pois se a graça salvadora fosse resistível, Cristo teria morrido em vão por muitos. “Não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?” (Dn 4.35).

5 – Perseverança dos Santos. Todos que participam da graça e do poder salvífico da união com Cristo, pela fé, continuam nessa união com seus frutos e benefícios. Por meio da obra perseverante do Deus trino, os salvos permanecem na fé verdadeira e nas obras que procedem da fé enquanto estiverem neste mundo. Se pelo Espírito você é regenerado, justificado e santificado em Cristo, você não pode cair deste estado finalmente. “Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis” (Ez 36.27).

Deus nos abençoe!

Pr. Joel Beeke

*Vivendo para a glória de Deus: Uma Introdução à Fé Reformada, Ed. Fiel

*Visite a Igreja Presbiteriana do Brasil no bairro Fazendinha/Curitiba.
Rua Elias Karan, 150.
(41)3239-2123

Nenhum comentário:

Postar um comentário