"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

“EM LUGAR DA ALEGRIA PROPOSTA”


“EM LUGAR DA ALEGRIA PROPOSTA”

“Corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, o Autor e Aperfeiçoador de nossa fé, o qual, pela alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus” (Hb 12.1,2).

“Pela alegria que lhe estava proposta”.

Embora a tradução latina seja um tanto ambígua, o significado do que escreveu o apóstolo é demonstrado claramente no grego. Sua intenção consiste em que, embora Cristo estivesse livre para poupar a si mesmo de todo sofrimento e guiar-nos a uma vida de plena felicidade e repleta de todas as coisas boas, não obstante submeteu-se voluntariamente a uma morte amarga e ignominiosa. “Pela alegria” tem o mesmo sentido de “em lugar da alegria”, e alegria inclui todo gênero de vantagens. O apóstolo afirma que ela foi posta diante dele, visto que Cristo tinha o poder de desfrutá-la, caso desejasse. Se alguém concluir que “em lugar da alegria proposta” indica a causa final, não faço muita objeção, visto que o significado seria que Cristo não fugiu à morte da cruz, uma vez que antevia seus benditos resultados. Contudo, prefiro a primeira explicação.

O apóstolo nos recomenda a paciência de Cristo por duas razões: primeiramente, porque ele suportou a morte cruel; e em segundo lugar, porque ele fez pouco caso da ignomínia. Ele prossegue, dizendo que o fim de sua morte foi glorioso, para que os crentes soubessem que todos os males que ele teve que suportar terminariam em salvação e glória, contanto que o seguissem. Assim afirma também Tiago: “Eis que temos por felizes os que perseveram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (Tg 5.11). A intenção do apóstolo é dizer-nos que o fim de nossos sofrimentos será o mesmo que vemos em Cristo, seguindo o que diz Paulo: “Se sofrermos com ele, também com ele reinaremos” (Rm 8.17).

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Exposição de Hebreus - Edições Paracletos.

*Visite a Igreja Presbiteriana do Brasil no bairro Fazendinha/Curitiba.
Rua Elias Karan, 150.
(41)3239-2123

Nenhum comentário:

Postar um comentário