"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

“CERTOS INDIVÍDUOS SE INTRODUZIRAM COM DISSIMULAÇÃO”


“CERTOS INDIVÍDUOS SE INTRODUZIRAM COM DISSIMULAÇÃO”

Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo” (Jd 1.4).

“Certos indivíduos se introduziram com dissimulação”. A palavra “dissimulação” significa uma insinuação furtiva e indireta, pela qual os obreiros de Satanás enganam os incautos.

“Os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação”. Judas invoca aquele julgamento, ou condenação, ou mente réproba, pela qual estes foram levados a perverter a doutrina da piedade; pois ninguém pode fazer tal coisa senão para a sua própria ruina. Mas a metáfora é exibida desta circunstância porque o conselho eterno de Deus, pelo qual os fiéis são ordenados para a salvação, é designado como um livro. E quando os fiéis ouviram que estes estavam entregues à morte eterna, convinha que cuidassem para que não se envolvessem na mesma destruição. Ao mesmo tempo, o objetivo de Judas era elucidar o perigo, para que a novidade da coisa não perturbasse nem angustiasse nenhum deles. Pois se aqueles já estavam desde há muito ordenados, segue-se que a Igreja só é tentada ou testada de acordo com o conselho infalível de Deus.

“Que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus”. Judas expressa agora mais claramente qual era o mal, pois diz que eles abusavam da graça de Deus, assim levando a si mesmos e a outros a tomarem uma liberdade impura e profana no pecado. Mas a graça de Deus se manifestou com um propósito muito diferente - ou seja, que, negando a impiedade e os prazeres mundanos, vivamos sóbria, justa e piamente neste mundo (Tt 2.11,12). Saibamos, então, que nada é mais pestilento do que homens desta sorte, que da graça de Cristo tomam uma capa para se indultarem na lascívia.

“E negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”. Aqui Judas quer dizer que Cristo é negado quando aqueles que foram redimidos por seu sangue tornam-se novamente dominados pelo Diabo, e assim invalidam até onde podem esse preço incomparável. Então, para que Cristo nos retenha como seu tesouro peculiar, devemos nos lembrar de que ele morreu e ressuscitou por nós para que pudesse ter domínio sobre a nossa vida e morte.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário