"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

“LEMBRANDO-ME, SEMPRE, DE TI NAS MINHAS ORAÇÕES”


LEMBRANDO-ME, SEMPRE, DE TI NAS MINHAS ORAÇÕES”

“Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos” (Fm 1.4,5).

Mesmo o mais perfeito dos homens, que mereça o mais extremado enaltecimento, necessita de intercessão em seu favor, enquanto viver neste mundo, a fim de que Deus lhe conceda não só a perseverança final, mas também o progresso diário.

O enaltecimento que o apóstolo Paulo tributa a Filemom inclui resumidamente toda a perfeição de um homem cristão. Ela consiste de duas partes: fé para com Cristo e amor para com o próximo, pois todos os deveres de nossa vida se relacionam com esses dois elementos. Diz-se que a fé é para com Cristo, visto que é a ele que ela especialmente contempla. É através dele só que Deus o Pai pode ser enaltecido, e somente nele podem ser encontradas todas as bênçãos que a fé busca.

O apóstolo, porém, não limita o amor aos santos, como se negasse que ele deva ser também demonstrado aos outros. O ensino do amor consiste em que não devemos desprezar nossa própria carne, senão que devemos tratar com honra a imagem divina gravada em nossa natureza humana, e assim o amor tem de incluir toda a raça humana. Visto, porém, que aqueles que fazem parte da família da fé estão necessariamente ligados a nós por um laço muito mais estreito, e visto que Deus os recomenda especialmente a nós, é justo que ocupem o primeiro lugar em nosso coração.

A redação desta passagem é um tanto confusa, porém não falta clareza em seu significado, salvo por conta de algumas dúvidas, como por exemplo, se o advérbio, sempre (v.4), pertence à primeira ou à segunda cláusula. O significado pode ser indicado da seguinte maneira: sempre que o apóstolo orava por Filemom, ele incluía ações de graças por ele na oração, visto que sua piedade era motivo de tal regozijo, pois às vezes oramos por alguém que outra coisa não nos causa senão tristeza e lágrimas. Não obstante, geralmente se considera preferível tomar “sempre” como correspondente à segunda cláusula - que Paulo rende graças por Filemom e sempre o menciona em suas orações.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário