"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quarta-feira, 5 de junho de 2024

“ANTES, ME RECEBESTES COMO ANJO DE DEUS”


“ANTES, ME RECEBESTES COMO ANJO DE DEUS”

“E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus” (Gl 4.14).

Diz o apóstolo Paulo aos Gálatas: E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto, ou seja: “Ainda que percebestes que eu, pelo prisma do mundo, não passava de um homem humilde, todavia não me rejeitastes”. Ele a denomina de “tentação” ou “provação”, visto que era algo desconhecido ou obscuro, e não conseguia ocultá-lo, como as pessoas ambiciosas costumam fazer quando se sentem envergonhadas de sua pequenez. Às vezes sucede que os indignos são aplaudidos antes que sua nudez seja percebida, mas logo depois são descartadas em meio à vergonha e descrédito.

Antes, me recebestes como anjo de Deus. É assim que todo ministro de Deus deve ser considerado. Porque, como Deus nos distribui suas graças pela atividade dos anjos, assim os mestres piedosos são divinamente levantados para administrar-nos a mais excelente de todas as bênçãos, ou seja, a doutrina da salvação eterna. Portanto, aqueles por cujas mãos Deus nos dispensa um tesouro de tal natureza são merecidamente comparados a anjos. Além disso, eles são os mensageiros de Deus, por cujos lábios Deus nos fala. E esse argumento se encontra em Malaquias 2.7.

Mas Paulo se eleva ainda mais e acrescenta: como o próprio Cristo Jesus. Porquanto o próprio Senhor ordena que seus ministros sejam considerados assim como ele é: “Quem vos der ouvidos, ouve a mim, e quem vos rejeitar, a mim me rejeita” [Lc 10.16]. E não é para menos! Pois é em seu lugar que se desincumbem de sua embaixada. E assim executam a parte daquele em lugar de quem eles agem. Esses são seus louvores com os quais a majestade do evangelho nos é exibida e seu ministério adornado. Se é a ordem de Cristo que seus ministros sejam assim honrados, é indubitável que desprezá-los é algo que procede da instigação do diabo. E deveras jamais poderão ser desprezados enquanto a Palavra de Deus for dignificada. Os que querem ser honrados como anjos devem desempenhar o papel dos anjos. Os que querem ser ouvidos como Cristo o é, então que fielmente mantenham imaculada a sua Palavra.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário