"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 28 de junho de 2024

“QUEM COMER A MINHA CARNE E BEBER O MEU SANGUE”


“QUEM COMER A MINHA CARNE E BEBER O MEU SANGUE”

“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele” (Jo 6.53-56).

Poucas passagens das Escrituras têm sido tão severamente adulteradas e distorcidas quanto essa que acabamos de ler. Os judeus não foram os únicos que encontraram dificuldades para entender o seu significado.

O “comer” e o “beber” referidos por Jesus não possuem qualquer significado literal. Além disso, essas palavras não foram pronunciadas em referência à Ceia do Senhor. É possível tomarmos a Ceia e, apesar disso, não comermos o corpo e bebermos o sangue de Cristo. Também é possível comermos e bebermos do seu corpo e do seu sangue, sem participarmos da Ceia do Senhor.

Consideremos atentamente o verdadeiro significado dessas palavras. A “carne e o sangue do Filho do Homem” referem-se ao sacrifício do próprio corpo de Cristo, oferecido por Ele ao morrer na cruz em favor dos pecadores. A expiação feita através de sua morte; a satisfação realizada por meio de seus sofrimentos como nosso substituto; a redenção que Ele consumou, por levar em seu próprio corpo, no madeiro, a penalidade dos nossos pecados - tudo isso é a verdadeira ideia que devemos ter em nossas mentes.

Comer e beber, sem os quais não haveria vida em nós, significa receber o sacrifício de Cristo; isto acontece quando o homem crê em “Cristo crucificado”, para sua salvação. Este é um ato íntimo e espiritual, procedente do coração; em nada se relaciona com o corpo físico. Em qualquer momento que o homem, ao sentir sua culpa e pecaminosidade, busca a Cristo e confia na expiação realizada por Ele na cruz, nesse mesmo instante tal homem come e bebe o corpo e o sangue do Filho do Homem. Pela fé, sua alma se alimenta do sacrifício de Cristo.

Lições práticas: Após ficar claro que a carne e o sangue mencionados referem-se ao sacrifício de Cristo e que comer e beber significa crer em Jesus Cristo, podemos perceber grandes verdades fundamentais do cristianismo.

1. Que a fé na expiação realizada por Cristo é essencial à salvação.

2. Que a fé na expiação nos une ao Salvador, nos mais íntimos vínculos possíveis, outorgando-nos o direito aos privilégios mais elevados. Nossas almas encontrarão a plena satisfação de suas necessidades, pois a carne de Cristo é “verdadeira comida” e o seu sangue “verdadeira bebida”. Ele nos garante tudo que precisamos, no presente e na eternidade. “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

3. Que o ato de crer na expiação consumada por Cristo é um ato pessoal, a ser praticado e desfrutado a cada dia. Ninguém pode comer e beber por nós, assim como nenhuma outra pessoa pode crer por nós.

Deus nos abençoe!

J.C.Ryle (1816-1900).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário