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sábado, 2 de agosto de 2025

“E ADÃO NÃO FOI SEDUZIDO”


“ADÃO NÃO FOI SEDUZIDO”

“E Adão não foi seduzido, e sim, a mulher, a qual, sendo seduzida, caiu em transgressão” (1Tm 2.14).

O apóstolo Paulo está se referindo à punição infligida sobre a mulher: “Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio a dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará” (Gn 3.16). Uma vez que o conselho que ela dera fora fatal, era justo que ela aprendesse a depender do poder e da vontade de outrem. Já que ela seduzira o homem a desviar-se do mandamento de Deus, era justo que se visse privada de toda a sua liberdade e estivesse sujeita ao jugo. Além do mais, o apóstolo não baseia seu argumento simplesmente ou meramente na causa da transgressão, mas na sentença pronunciada por Deus sobre ela. Não obstante, pode-se concluir que haja contradição envolvida na afirmação, tanto que a submissão da mulher era o castigo por sua transgressão, como também que a mesma lhe foi imposta desde a criação, pois desse fato seguir-se-á que ela foi destinada à servidão mesmo antes de pecar. Minha resposta é que não há razão para deduzir-se que a obediência não lhe teria sido uma condição natural desde o princípio, enquanto que a servidão foi uma última condição resultante de seu pecado, de modo que a submissão se tornou menos voluntária do que a tivera antes.

Demais, alguns têm encontrado nesta passagem justificativa para o ponto de vista de que Adão não caiu por seu próprio erro, senão que apenas foi vencido pelas fascinações de sua esposa. Acreditam que somente a mulher foi enganada pela astúcia da serpente, ao crer que ela e seu esposo seriam como deuses. Mas Adão não ficou tão persuadido, e provou o fruto só para satisfazer o capricho de sua esposa. Tal ponto de vista, porém, é fácil de refutar, porque, se Adão não houvera crido na mentira de Satanás, Deus não o teria repreendido, dizendo: “Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22). Há outros argumentos que deixo de mencionar, porque não há necessidade de se fazer extensa refutação de um erro, quando o mesmo repousa sobre a mera conjectura. Com essas palavras o apóstolo Paulo não quer dizer que Adão não fora envolvido na mesma ilusão diabólica, senão que a causa e fonte de sua transgressão vieram de Eva.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

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