“HABITE CRISTO NO VOSSO CORAÇÃO, PELA FÉ”
“E, assim, habite Cristo no vosso
coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor” (Ef
3.17).
Que o verdadeiro crente está unido a Cristo e Cristo a ele, nenhum
leitor cuidadoso do Novo Testamento pensaria em negar, nem por um momento. Sem
dúvida, há uma união mística entre Cristo e o crente. Com ele morremos, com Ele
fomos sepultados, com Ele ressuscitamos e com Ele nos assentamos nos lugares
celestiais. Há cinco textos onde somos claramente ensinados que Cristo está “em
nós” (Rm 8.10; Gl 2.20; 4.19; Ef 3.17 e Cl 3.11). Porém, devemos ter o cuidado
de entender o que significa tal expressão.
Que Cristo habita em nosso coração pela fé, e efetua sua obra interna
por seu Espírito, é uma ideia clara e distinta. Mas, se quisermos dizer que
além e acima disso há alguma misteriosa habitação de Cristo no crente, devemos
tomar cuidado com o que estamos dizendo. A menos que tenhamos cuidado,
terminaremos ignorando a obra do Espírito Santo. Esqueceremos que, na economia
divina, a eleição para a salvação do homem é obra especial de Deus, o Pai; que
a expiação, a mediação e a intercessão é obra especial de Deus, o Filho e, que
a santificação é a obra especial de Deus, o Espírito Santo. Também esqueceremos
de que nosso Senhor disse que, quando se fosse do mundo, nos enviaria um outro
Consolador que estaria “para sempre” conosco ou, por assim dizer, tomaria o
lugar de Cristo (Jo 14.16).
Em suma, o uso do termo “Cristo em nós” sem a devida cautela,
sob a ideia de que estamos honrando a Cristo, poderemos descobrir que
estamos desonrando seu dom especial e peculiar – o Espírito Santo. Certamente,
visto que Cristo é Deus, Ele está em todos os lugares – em nosso coração, no
céu, no lugar onde dois ou três estiverem reunidos em seu nome.
Entretanto, não podemos esquecer que Cristo, na qualidade de nosso Cabeça
e Sumo Sacerdote ressurreto, está especialmente à destra de Deus, intercedendo
por nós até que retorne à terra e, também, que Cristo leva avante a sua obra
nos corações do seu povo, mediante a atuação especial do seu Espírito, o qual
prometeu enviar quando deixasse esse mundo (Jo 15.26). O exame dos versículos 9
e 10 de Romanos 8 parece demonstrar isso claramente. Isso me convence de que
“Cristo em nós” significa em nós “por seu Espírito”. As palavras de João são
claras e distintas: “E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito
que nos deu” (1Jo 3.24).
Deus nos abençoe!
John Charles Ryle (1816-1900).
*Visite a Igreja Presbiteriana do Brasil - Curitiba(PR).

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