"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 15 de outubro de 2019

O Amor é incompatível com a Inveja

O Amor é incompatível com a Inveja
“O amor não arde em ciúmes” (1Co 13.4).

O ensino destas palavras é claramente este: Que a caridade, ou o amor realmente cristão, é o exato oposto da conduta invejosa. Ao insistir nesse pensamento, gostaria de mostrar qual é a natureza de uma atitude invejosa.

A inveja pode ser definida como sendo a insatisfação com e oposição à prosperidade e felicidade de alguém, quando comparadas com as nossas. A coisa que a pessoa invejosa se opõe e desagrada é a superioridade, em comparação, do estado de honra, ou prosperidade, ou felicidade, que alguém desfruta ou que possui. Este sentimento é especialmente chamado de inveja, quando nos opomos e nos causa desgosto a honra ou prosperidade alheia, porque, em geral, ou ela é maior que a nossa, ou porque, em particular, nosso semelhante possui honra ou usufruto do que não possuímos. É uma disposição natural nos homens, que eles amem ser supremos; e esta disposição é frustrada quando percebem outros acima deles. É em virtude deste sentimento que os homens se desgostam e se opõem à prosperidade alheia, porquanto concluem que ela torna aqueles que a possuem superiores, em algum aspecto, a eles próprios. Com muita frequência sucede aos homens que não conseguem suportar um rival, caso este lhe seja superior, pois amam ser singulares e únicos em sua eminência e sucesso. 

Lemos que os irmãos de José o invejaram, quando o ouviram falar de seus sonhos, acrescentado que seus pais e irmãos ainda se encurvariam diante dele, e que ele ainda teria poder sobre eles (Gn 37.3-11). Impelidas por esse sentimento, as pessoas se sentem não somente insatisfeitas com o fato de que outros estejam acima delas, ou sejam iguais a elas, mas inclusive estejam junto delas; pois o desejo de serem distinguidas em prosperidade e honra é mais gratificado à medida em que são elevadas e os demais estejam abaixo delas, de modo que sua eminência comparativa seja marcante e visível a todos.

Jonathan Edwards (1703-1758).

*A Caridade e seus Frutos, Editora Fiel.

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-1115

Nenhum comentário:

Postar um comentário