"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 1 de outubro de 2019

Fé Salvífica

Fé Salvífica
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8).

Fé, no sentido geral do termo, é o assentimento da mente quanto à verdade daquilo que não temos uma cognição imediata; conhecimento é a percepção da verdade daquilo de que temos uma cognição imediata. Todavia a fé demanda e descansa sobre evidência de forma tão absoluta quanto o conhecimento. Ela não difere da razão como o racional difere do irracional, nem do conhecimento daquilo que é improvado.

Fé religiosa, no sentido mais geral desse termo, é o assentimento da mente às verdades gerais da religião, tais como o ser e atributos de Deus, e as obrigações religiosas dos homens, tais como é comum a todas as religiões, verdadeiras ou falsas. Essa fé religiosa tem sua base em nossa comum natureza religiosa, enquanto que, por outro lado, a fé salvífica é aquele discernimento espiritual da excelência e beleza da verdade divina, e aquele cordial abraço e aceitação dela, os quais são operados em nossos corações pelo Espírito Santo.

“A graça da fé, por meio da qual os eleitos são capacitados a crer para a salvação de suas almas, é a obra do Espírito de Cristo em seus corações, e é ordinariamente operada pelo ministério da Palavra, também por meio da qual, e pela administração dos sacramentos e da oração, ela se desenvolve e se fortalece” (CFW, XIV. Seção I).

Desta fé salvífica afirma-se nesta seção: - 

1. Que é operada em nossos corações pelo Espírito Santo.

2. Que é ordinariamente operada por meio da Palavra de Deus ou através da instrumentalidade da verdade divina. 

3. Que é fortalecida pelo uso dos sacramentos e da oração.

Que a fé salvífica, ainda que quanto à sua essência é sempre a mesma, frequentemente difere em graus em diferentes pessoas, e na mesma pessoa em diferentes épocas. Que ela se expõe a muitos inimigos e pode ser muitas vezes e de diversas formas assaltada e enfraquecida, mas que, através da divina graça, no fim sempre logra vitória. Que em muitos ela se desenvolve até à medida de uma plena certeza através de Cristo. (CFW, XIV. Seção III).

Hb 10.39; 2Co 4.13; Ef 1.17-19; 2.8; Rm 10.14-17; 1Pe 2.2; At 20.32; Rm 4.11; Lc 17.5; Rm 1.16,17; Hb 5.13,14; Rm 4.19,20; Mt 6.30; 8.10; Lc 32.31,32; Ef 6.16; 1Jo 5.4,5; Hb 6.11,12; 10.22; Cl 2.2; Hb 12.2.

A.A.Hodge (1823-1886).

*Confissão de Fé de Westminster Comentada – Editora Os Puritanos.


*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-1115

Nenhum comentário:

Postar um comentário