"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 15 de outubro de 2019

Reformadores

Reformadores
“Ao vencedor..., eu lhe darei autoridade sobre as nações” (Ap 2.26).

Século XVI, irrompe uma nova onda de protestos na Igreja Católica culminando na Reforma Protestante. Desse período destacamos três reformadores, homens iluminados pelo Espírito Santo, comprometidos com a Palavra de Deus.

Martinho Lutero (1483-1546). Monge agostiniano germânico, professor de teologia, escritor, tradutor da Bíblia e defensor da fé. Em 31 de outubro de 1517, afixou na porta da capela de Wittemberg “95 Teses” com o propósito de discutir e esclarecer questões sobre penitência, purgatório, indulgências e salvação pela fé. Este ato marcou o início da Reforma Protestante. “Comete-se injustiça contra a Palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo à indulgência do que à pregação da Palavra do Senhor”. “O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus”. (Teses 52ª e 62ª).

João Calvino (1509-1564). Teólogo cristão francês, pastor, professor e escritor. É reconhecidamente personagem fundamental no processo de solidificação da Reforma Protestante. Escreveu a Instituição da Religião Cristã e comentou quase todos os livros da Bíblia. Seu sistema de doutrina na fé reformada ficou conhecido como Calvinismo. Nas Institutas, livro I, lemos o seguinte: “A doutrina da fé só está estabelecida quando estamos persuadidos de que, indubitavelmente, Deus é seu Autor. A principal prova da Escritura é que nela Deus fala pessoalmente”.

John Knox (1513-1572). Sacerdote católico escocês ordenado em 1530, fundador e organizador da Igreja Presbiteriana na Escócia. Foi o maior responsável pelas mudanças na igreja e nação escocesa no período da Reforma. As repercussões do movimento calvinista trouxeram uma completa transformação na religião, nas práticas litúrgicas e na adoração, criando uma igreja que se tornou orgulho nacional. Knox defendeu que, “assim como Deus em sua natureza é imutável, assim também o seu amor para com os seus eleitos permanece sempre imutável, pois assim como em Cristo Ele escolheu a sua Igreja antes do princípio de todas as eras, assim também em Cristo e por Cristo Ele a mantém e a preserva até o fim”. (Sermão, Aos Inimigos da Verdade).

Deus nos abençoe!

Rev. José Rodrigues Filho

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-1115

Nenhum comentário:

Postar um comentário