"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

“NAS TUAS MÃOS, ESTÃO OS MEUS DIAS”


“NAS TUAS MÃOS, ESTÃO OS MEUS DIAS”

“Nas tuas mãos, estão os meus dias; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos meus perseguidores” (Sl 31.15).

Para que Davi pudesse mais jubilosamente confiar a preservação de sua pessoa a Deus, ele nos assegura que, confiando em sua guarda divina, não se preocupava com aqueles eventos casuais e imprevisíveis que comumente apavoram os homens. A significação de sua linguagem é: Senhor, tua é a prerrogativa, e somente teu é o poder de dispor tanto de minha vida quanto de minha morte. Tampouco usa ele o plural, em minha opinião, sem razão plausível; antes, ele destaca a variedade de casualidades pelas quais a vida de uma pessoa é geralmente molestada. É uma exposição insípida restringir a frase, meus dias, ao tempo em que ele vivesse, como se Davi quisesse dizer não mais que estando seu tempo ou seus dias terrenos na mão de Deus. Ao contrário, minha opinião é que, enquanto meditava nas diversas revoluções e nos multiformes perigos que casualmente pendem sobre nós, e nos multiformes eventos imprevistos que de tempo em tempo sucedem, ele, não obstante, confiadamente repousava na providência de Deus, a qual ele cria ser, segundo o dito popular, o árbitro tanto da boa quanto da má sorte. Na primeira cláusula vemos que ele não só denomina Deus de o governante do mundo em geral, mas também afirma que sua vida está em sua mão; e não só isso, mas que, quaisquer que fossem as agitações a que estivesse sujeito, e quaisquer que fossem as tribulações e vicissitudes que lhe sobreviessem, ele estaria seguro debaixo da proteção divina. Nisto está fundamentada sua oração, a saber: Deus o preservará e me livrará da mão de meus inimigos.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário