"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 11 de março de 2024

"O SENHOR LHES SUSCITOU LIBERTADOR"

"O SENHOR LHES SUSCITOU LIBERTADOR"

“Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos. Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel, e o SENHOR lhes suscitou libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, que era irmão de Calebe e mais novo do que ele. Veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o SENHOR lhe entregou nas mãos a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual ele prevaleceu” (Jz 3.8-10).

Vemos que Otniel era sobrinho de Calebe. Calebe foi companheiro de Josué na conquista da terra prometida. Ele acreditou no poder de Deus. Deus o abençoou com grandes conquistas e vida longa.

Quando o povo de Israel chegou à fronteira da terra prometida, Moisés enviou 12 espiões para descobrir se a terra era boa ou ruim (Nm 13.1,2). Um deles foi Calebe, filho de Jefoné, da tribo de Judá.

Depois de 40 dias, os espiões voltaram com a notícia que a terra era boa e fértil, mas os povos que moravam lá eram muito fortes. Os outros espiões desanimaram o povo, mas Calebe acreditava que Deus lhes daria a vitória (Nm 13.30). Josué e Calebe tentaram animar o povo declarando que Deus tinha poder para lhes dar aquela terra, que mana leite e mel, mas o povo se rebelou contra Deus dizendo que apedrejassem Moisés, Arão Josué e Calebe (Nm 14.6-10).

Por causa dessa rebelião, Deus os castigou. Os israelitas adultos não entraram na terra prometida, foram todos penalizados com a morte, exceto Josué e Calebe (Nm 14.32-34). Deus abençoou Calebe com a promessa de herança aos seus descendentes (Nm 14.24).

Otniel, sobrinho de Calebe, foi personagem de uma nova geração em Israel. Deus o suscitou como libertador. Deus é quem levanta líderes, liderar é um dom de Deus. Otniel foi guerreiro de Deus, homem de fé. Ele foi cheio do Espírito do SENHOR para desempenhar poderosamente o ofício de juiz e libertador. “Veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o SENHOR lhe entregou nas mãos a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual ele prevaleceu” (Jz 3.10). 

Deus nos abençoe!

Pr. José Rodrigues Filho

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário