"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

“Calvinismo e Evangelização”

Pr. Paulo Anglada (1954-2019)

“Calvinismo e Evangelização”
Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus. Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4.18-20).

O calvinismo não vê o evangelismo como uma questão de responsabilidade, um dever, mas como um constrangimento natural do Espírito Santo. O calvinista não decide evangelizar; ele não pode deixar de fazê-lo. Essa era a motivação apostólica. Pedro e João foram presos por pregarem o evangelho. Foram ameaçados e ordenaram-lhes que não mais pregassem. O que responderam? “...não podemos parar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4.20). Tendo sido libertos, oraram pedindo que lhes fosse concedido poder para que anunciassem com intrepidez a palavra de Deus. Tendo eles orado, o lugar tremeu, e ficaram cheios do Espírito Santo, e com intrepidez anunciavam a palavra de Deus. Eles não podiam parar de pregar. Eles não podiam parar de fazê-lo. Ninguém podia impedi-los.

Se a pregação for verdadeira; a diaconia, fiel; o pastorado, desinteressado; o culto, espiritual; e a comunhão, real; então o evangelismo será natural e espontâneo. Constrangidos pelo amor de Cristo, não podemos deixar de falar das coisas que Deus tem feito por nós; pois, assim também “todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos...” (Ef 2.3). Como instrumentos de Deus, compete-nos viver do modo digno da vocação a que fomos chamados; implorar a Deus por Sua misericórdia e graça sobre nós e sobre os perdidos; e fazer conhecida a suprema riqueza da graça de Deus em Cristo. Quanto ao mais, é entre o pecador e Deus. Eles precisam ir a Ele e rogar-Lhe a bênção das bênçãos: a graça especial da salvação.

Pr. Paulo Anglada (1954-2019)

*Calvinismo, As Antigas Doutrinas da Graça, Editora Os Puritanos.

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário