"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Graça Eficaz

Pr. Paulo Anglada (1954-2019)

Graça Eficaz
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Rm 8.28-30).

As antigas doutrinas da graça são um sistema lógico, coerente e harmônico. Os assim chamados pontos do calvinismo revelam como é possível a redenção eterna de pessoas totalmente depravadas, em consequência do pecado original, pelo Deus Triúno: o Pai elege incondicionalmente, o Filho redime objetivamente os eleitos, e o Espírito Santo aplica eficazmente a redenção no coração daqueles por quem Cristo morreu. A doutrina calvinista da graça eficaz diz respeito, portanto, à aplicação da obra da redenção ao coração dos eleitos de Deus. O Pai elege, Cristo redime e o Espírito Santo aplica a graça redentora de Deus aos eleitos, chamando-os irresistivelmente para a salvação.

Se o homem em estado de pecado está totalmente corrompido, em consequência da queda, e espiritualmente incapacitado para salvar-se, visto que “está morto em seus delitos e pecados”; se Deus escolheu soberanamente, antes da fundação do mundo, aqueles em quem manifestaria a Sua misericórdia, designando-os para a salvação; e se Cristo expiou de fato (objetivamente) o pecado dos eleitos, através da Sua vida, sacrifício e intercessão; então segue-se, necessariamente, que esta graça salvadora, redentora e santificadora do Deus Triúno será eficazmente aplicada e os eleitos de Deus serão irresistivelmente chamados por ela para serem justificados, santificados e glorificados.

Entretanto, ao afirmar a doutrina da graça eficaz ou do chamado irresistível, o calvinista não que dizer, com isso, que os eleitos de Deus não opõem nenhuma resistência à graça salvadora; nem que sejam convertidos à força, contra a vontade. O que a doutrina afirma é que a ação do Espírito Santo não poderá ser eficazmente resistida; isto é: o Espírito Santo agirá de tal modo que, sem violar a vontade humana, restaurará suas faculdades espirituais corrompidas com a queda. Isto de tal modo que, restaurada sua visão espiritual, seu intelecto discirna a palavra da verdade e sua vontade seja persuadida pelo Espírito Santo, ele se arrependa e creia no evangelho, e a salvação que Cristo objetivamente adquiriu para ele se efetive subjetivamente. Em outras palavras, ninguém reclamará por ter sido salvo, nem aqui, nem na glória; por outro lado, ninguém que discirna o evangelho e deseje sinceramente a salvação será lançado no inferno; quem quer realmente vir a Cristo para ser salvo, é eleito de Deus.

Aleluia!

Pr. Paulo Anglada

*Calvinismo - As Antigas Doutrinas da Graça, Editora Os Puritanos.

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Um comentário:

  1. A paz. Tenho uma dúvida: Se Deus é quem salva de forma 100% ativa, de forma que seu convencimento é algo tão perfeito que não resta à criatura outra coisa senão ser convencido, sem ser forçado, logo sem influir no seu livre arbítrio, então porque não estender esse convencimento para toda a humanidade? Por que convencer só alguns?

    Para mim a única explicação para um inferno é uma danação é por causa da recusa da própria criatura em ser salva (livre arbítrio)ao qual Deus não irá agir tão ativamente justamente para não influir no arbítrio.

    Com todo respeito.

    ResponderExcluir