"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quarta-feira, 6 de setembro de 2023

“AQUELE QUE SE GLORIA, GLORIE-SE NO SENHOR”


“AQUELE QUE SE GLORIA, GLORIE-SE NO SENHOR”

“... para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1Co 1.31).

Note-se o propósito de Deus em nos dar generosamente tudo em Cristo. É que não podemos reivindicar nada para nós mesmos, senão reconhecer que ele nos dá tudo. Porque Deus não nos despe e nos deixa nus, senão que nos veste de glória simultaneamente, embora com esta única condição: que sempre que desejamos gloriar-nos, devemos desviar-nos de nós mesmos. Sumariando, o homem, reduzido à nulidade a seus próprios olhos, sabendo que a bondade existe só em Deus, e em nenhum outro, e tendo desistido energicamente de sua própria glória, está não apenas disposto, mas também aspira com todas as forças de seu ser promover tão somente a glória de Deus. E isto se faz ainda mais evidente do contato da passagem do profeta de quem o apóstolo Paulo tomou este texto por empréstimo. Pois ali o Senhor, depois de negar a todos os homens o direito de vangloriar-se na força, na sabedoria e na riqueza, ordena-lhes a gloriarem-se somente no conhecimento dele [Deus] (Jr 9.23,24). Mas ele deseja ser conhecido de tal maneira que saibamos que é ele quem age com retidão, justiça e misericórdia. Pois este conhecimento produz em nós tanto confiança como temor a ele. Portanto, o indivíduo que realmente se gloria em Deus é aquele que adquiriu uma tal atitude mental que para si mesmo não reivindica nada exceto o desejo de exaltar unicamente a Deus; aquele que se satisfaz com sua graça; que encontra toda a sua felicidade em seu amor paternal; que, em síntese, se sente feliz somente em Deus. Digo “realmente se gloria”, visto que os hipócritas também se gloriam nele, porém de maneira errônea (como Paulo afirma em Romanos 2.17), quando ensoberbecidos com seus dons, ou presumidos em sua ímpia confiança na carne, ou mercadejando sua Palavra, contudo usam seu Nome como proteção para si mesmos.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário