"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 15 de setembro de 2023

“CHAMADOS PARA SER SANTOS”


“CHAMADOS PARA SER SANTOS”

“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (1Co 1.2,3).

Chamados para ser santos - devemos considerar como significando: “Assim fostes chamados para a santidade”. Mas isso pode ser considerado de duas formas. Primeiro, podemos entender Paulo como a dizer que a causa da santificação é o chamado divino, porque Deus mesmo nos escolhera; em outras palavras, depende de sua graça, e não da excelência do homem. O significado alternativo é o seguinte: é compatível com a nossa profissão [de fé] que sejamos santos, porque este é o propósito do ensino do evangelho. Ainda que o primeiro significado pareça adequar-se melhor ao contexto, faz pouca diferença de que forma você o considere, quando ambos os significados estão em estreita harmonia um com o outro, pois a nossa santidade emana da fonte da eleição divina, e é também o alvo da nossa vocação.

Portanto, devemos sustentar que somos justos, de forma alguma com base em nossos próprios esforços, mas, sim, com base na vocação divina; porque é exclusivamente ele quem santifica os que por natureza eram impuros. E creio que, mui provavelmente, quando Paulo aponta, como se o fizesse com seu dedo, para a livre fonte de santidade, é para subir os degraus mais altos, ou seja, para o gracioso propósito de Deus mesmo, por meio do qual Cristo também se nos revelou. Além disso, assim como somos chamados por meio do evangelho para a vida irrepreensível, ela deve, pois tornar-se uma realidade em nós, de tal modo que o nosso chamado venha a ser eficaz.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário