"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quinta-feira, 23 de novembro de 2023

“VIVO OU MORTO?” parte I


“VIVO OU MORTO?” parte I

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” (Ef 2.1).

Esta questão merece muita consideração. Examine seu próprio coração e não deixe de lado esta leitura sem fazer uma auto-avaliação. Você está entre os vivos ou entre os mortos?

Primeiro, permita-me dizer que por natureza, todos estamos espiritualmente mortos.

“Morto” é palavra bem forte, mas não foi minha invenção e nem é termo que eu escolhi. O Espírito Santo ensinou a Paulo para que ele escrevesse, referindo-se aos efésios: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” (Ef 2.1). O Senhor Jesus Cristo empregou esta palavra na parábola do filho pródigo: “porque este meu filho estava morto e reviveu” (Lc 15.24-32). Você encontrará também em 1 Timóteo 5.6: “A que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta”. Deve o homem saber mais do que está escrito? Não deve cuidar em falar o que a Bíblia diz, nem mais e nem menos do que isso?

Estar “morto” é uma ideia terrível, que o homem não deseja receber. Não gosta de admitir a extensão do mal que aflige sua alma; ele fecha os olhos à verdadeira gravidade do perigo. Muitas pessoas estão prontas para admitir que naturalmente a maioria das pessoas “não é bem o que deveria ser, é egoísta, instável, não tem a devida seriedade”. Mas, mortos? Ah, não! Não devemos mencionar isto. É exagero dizer uma coisa dessas.

O que nos importa não é o que nos agrada na religião. A grande questão é: O que está escrito? O que diz o Senhor? Os pensamentos de Deus não são os pensamentos dos homens, e as palavras de Deus não são as palavras dos homens. Deus diz que toda pessoa viva que não é cristã genuína, seja ela importante ou humilde, rica ou pobre, velha ou jovem - que ela está espiritualmente morta. Não há nada mais correto, mais fiel e verdadeiro do que o que Deus diz.

Quando um homem tem o coração frio e desinteressado pela religião, quando suas mãos jamais se empregam na obra de Deus, quando seus pés desconhecem os caminhos de Deus, quando sua língua quase nunca é usada para o louvor ou para a oração, quando seus ouvidos são surdos à voz de Cristo no Evangelho e seus olhos cegos à beleza do Reino dos Céus, quando sua mente está repleta das coisas do mundo e não há lugar para coisas espirituais - quando encontramos essas marcas num homem, a palavra certa que o descreve é “morto”.

Deus nos abençoe!

J.C.Ryle (1816-1900).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário