"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 14 de março de 2023

“APÓSTOLO PELA VONTADE DE DEUS”


“APÓSTOLO PELA VONTADE DE DEUS”

“Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo” (1Co 1.1).

Apóstolo – Ainda que essa palavra contenha um significado geral por meio de sua derivação, e além disso é às vezes tomada num sentido amplo, referindo-se a todos os ministros, indistintamente, não obstante pertencem a ela, como uma designação particular, os que foram separados pela comissão do Senhor com o fim de publicar o evangelho ao mundo inteiro. Mas era importante que Paulo fosse incluído em seu número, e isto por duas razões: primeiro, porque muito mais deferência era atribuída a eles do que aos demais ministros do evangelho; e, segundo, porque unicamente eles, estritamente falando, possuíam a autoridade de instruir todas as igrejas.

Pela vontade de Deus – Visto que o apóstolo está acostumado a reconhecer alegremente sua dívida para com Deus em virtude das muitas coisas boas que dele tem recebido, ele procede assim particularmente com referência ao seu apostolado, de modo que ele pode remover de si toda sombra de arrogância. E não há dúvida de que, como o chamado para salvação é de graça, o chamado para ofício de apóstolo é igualmente de graça, como Cristo ensina nestas palavras: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vos outros” (Jo 15.16). Ao mesmo tempo, contudo, Paulo deixa implícito que todos quantos tentam subverter o seu apostolado, ou de alguma forma opor-se a ele, se opõem à ordenação divina. Pois Paulo não se gloria futilmente, aqui, de seus títulos honoríficos, mas propositalmente defende seu apostolado de ser desacreditado de forma maliciosa. Porquanto, visto que sua autoridade teria sido suficientemente clara para os coríntios, não havia necessidade de se fazer menção da vontade de Deus especificamente, caso os homens injustos não estivessem tentando, por meios indiretos, impingir sua posição de honra outorgada por Deus.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário