"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 10 de março de 2023

“SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS” – Parte III


“SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS” – Parte III

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).

De ambas essas cláusulas podemos agora concluir como e por que é impossível a alguém agradar a Deus sem o exercício da fé. Já que por natureza vivemos debaixo de sua maldição. Deus, com justa razão, nos trata com ira, e o antídoto não se encontra em nosso poder. Portanto, necessário se faz que Deus nos antecipe com sua graça, o que acontece quando descobrimos que Deus existe, de tal forma que nenhuma superstição corrupta nos desvie para outra direção; e, além disso quando somos assegurados da salvação que nos provém dele.

Se porventura alguém desejar um desenvolvimento mais completo desse argumento, então que leve em conta o seguinte ponto de partida: Que inútil será toda a nossa tentativa e experiência, a menos que olhemos para Deus. O único propósito de uma vida genuína é servir à glória divina, e tal coisa jamais sucederá a menos que o conhecimento dele nos abra o caminho. Tal coisa, porém, seria só uma parte da fé, o que nos seria de pouco proveito, a menos que a confiança lhe seja adicionada. A fé só será completa em todas as suas partes, para assegurar-nos o favor divino, quando sentimos inabalável confiança de que não o buscamos em vão, e assim nos assegurarmos de que dele nos vem a salvação. Nenhuma pessoa alimentará qualquer confiança de que Deus será o Galardoador de seus méritos, a menos que o orgulho a tenha embrutecido e se sinta cativada pelo seu pervertido amor-próprio. Portanto, essa confiança de que falamos não se apoia nas obras, nem na dignidade do próprio ser humano, mas tão-somente no favor divino. Visto que a graça de Deus se encontra fundamentada somente em Cristo, ele é o único a quem nossa fé deve contemplar.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário