"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 14 de março de 2023

“CHAMADO PARA SER APÓSTOLO”


“CHAMADO PARA SER APÓSTOLO”

“Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo” (1Co 1.1).

Paulo inicia quase todas as suas cartas desta forma, com vista a granjear autoridade e aceitação de seu doutrinamento. Ele obtém autoridade para si mesmo na função, a ele imposta por Deus, de ser apóstolo de Cristo, enviado por Deus; [alcança] aceitação por meio do testemunho de seu próprio amor dedicado a todos aqueles para quem escreveu. Porque nos é mais fácil depositar fé em alguém que consideramos estar genuinamente bem disposto para conosco e fielmente cuidando de nossos interesses. Portanto, nesta saudação Paulo reivindica autoridade para si mesmo ao descrever-se como apóstolo de Cristo, verdadeiramente chamado por Deus, ou seja, separado pela vontade de Deus.

Duas coisas, porém, são requeridas daquele que será ouvido na igreja e que ocupará a posição de mestre: deve ser chamado por Deus para esse ofício, e deve ser fiel no cumprimento de seus deveres. Paulo alega, aqui, que ambas se aplicam a ele. Pelo título apóstolo, significa que ele cumpre os deveres de embaixador de Cristo, conscientemente, e proclama a genuína doutrina do evangelho. Mas para que ninguém assuma para si esta honra, de moto próprio, a menos que seja chamado para a mesma, ele acrescenta que não se lançou precipitadamente a ela, senão que fora por Deus designado a tomar posse dela.

Aprendamos, pois, a levar em consideração a ambos estes fatores quando quisermos saber a quem devemos ter como ministro de Cristo, ou seja: que seja ele chamado, e que seja fiel no cumprimento deste ofício. Visto que ninguém pode, por direito, arrogar para si a condição e ofício de ministro a não ser que seja chamado, assim não é bastante que uma pessoa seja chamada, caso não dê ela, também a satisfação de levar a bom termo o seu trabalho. O Senhor não escolhe ministros para serem ídolos mudos, nem para agirem ditatorialmente sob o pretexto de sua vocação, nem para fazerem de seus próprios caprichos sua lei. Ao contrário, a um só tempo Deus estabelece que tipo de homens devem ser, e os põe sob suas leis. Resumindo, ele os escolhe para o ministério a fim de que, em primeiro lugar, não sejam indolentes; e, em segundo lugar, que se mantenham dentro dos limites de seu ofício. Portanto, visto que o apostolado depende da vocação [divina], se alguém deseja ser considerado apóstolo, então deve provar que de fato o é, e fazer todo empenho para que os homens confiem nele e prestem atenção ao seu ensino. Pois já que Paulo conta com estas bases para reivindicar sua autoridade, seria insolência da parte de qualquer homem querer assumir tal posição sem elas!

Deus nossa abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário