"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quinta-feira, 5 de outubro de 2023

“A JUSTIÇA DE DEUS SE REVELA NO EVANGELHO, DE FÉ EM FÉ”.


“A JUSTIÇA DE DEUS SE REVELA NO EVANGELHO, DE FÉ EM FÉ”.

“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé” (Rm 1.17).

Esta é uma explicação e confirmação do versículo precedente, o qual afirma que o evangelho é “o poder de Deus para a salvação”. Se porventura buscarmos a salvação, ou seja, a vida com Deus, devemos antes buscar a justiça, por meio da qual possamos reconciliá-lo conosco, e tomar posse dessa vida que consiste exclusivamente em sua munificência, a saber, em ser-nos ele favorável. Para sermos amados por Deus, devemos antes ser justos diante de seus olhos, porquanto ele odeia a injustiça. Significa, pois, que não podemos obter a salvação de nenhuma outra fonte senão do evangelho, visto que Deus de nenhuma outra parte nos revelou sua justiça, a qual é a única que nos livra da morte. Esta justiça, a base de nossa salvação, é revelada no evangelho, daí dizer-se que o evangelho é o poder de Deus para a salvação!

Notemos ainda mais quão raro e valioso é o tesouro que Deus nos concede em seu evangelho, a saber: a comunicação de sua justiça. Pela expressão justiça de Deus entendo aquela justiça que é aprovada em seu tribunal, ao contrário daquela que é atribuída e contada como justiça no conceito dos homens. Paulo, indubitavelmente, está aludindo às tantas profecias nas quais o Espírito está do começo ao fim estabelecendo a justiça divina no futuro reino de Cristo.

Em lugar da expressão, a todo aquele que crê, usada antes, Paulo, agora diz pela fé. A justiça é oferecida por meio do evangelho e recebida por meio da fé. Ele adiciona em fé, pois enquanto nossa fé prossegue e o nosso conhecimento progride, a justiça de Deus cresce em nós e sua possessão é em certo grau confirmada. Desde o primeiro momento em que provamos o evangelho, contemplamos já o semblante de Deus voltado para nós favoravelmente, ainda que a certa distância. Quanto mais aumenta nosso conhecimento da genuína religião, mais vemos a graça divina com maior nitidez e mais familiaridade, como se ele se achegasse para mais perto de nós.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário