"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quarta-feira, 11 de outubro de 2023

“GOZO E PAZ NO VOSSO CRER”


“GOZO E PAZ NO VOSSO CRER”

“Ora, o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Rm 15.13).

Uma vez mais o apóstolo Paulo conclui a passagem, como antes, com uma oração em que deseja que o Senhor lhes conceda tudo quanto havia ele ordenado. Daqui percebemos que o Senhor de forma alguma avalia seus preceitos segundo nossas forças, nem nos instrui ele em nossos deveres com o fim de colocarmos nossa confiança em nossas próprias faculdades e nos prepararmos para render-lhe obediência. Ao contrário disto, os preceitos que ele nos comunica espera a assistência de sua graça para estimular-nos a um insofreável anseio pela oração. Ao dizer, o Deus da esperança, significa: “Que o Deus em quem todos nós esperamos vos encha de gozo e de uma consciência tranquila, bem como de unidade e harmonia no vosso crer”.

Deus jamais aprovará nossa paz, a menos que estejamos unidos por uma fé sólida e perfeita. Só quando nos devotamos ao que aprendemos com serenidade, com alegria, e com uma mente determinada é que realmente nos sentimos preparados para a fé. É preferível, contudo, conectar a fé com a paz e a alegria, visto que a fé é o vínculo da santa e legítima concórdia, e a força motriz do santo gozo. Ainda que a paz referida seja aquela que todos os crentes possuem interiormente com Deus, o contexto nos leva, antes, à primeira explicação: “Que o Deus em quem todos nós esperamos vos encha de gozo e de uma consciência tranquila, bem como de unidade e harmonia no vosso crer”. Ele adiciona para que sejais ricos de esperança, porque a esperança é assim confirmada e aumentada nos crentes. A frase, no poder do Espírito Santo, significa que todas estas coisas são dons da divina munificência. A palavra poder tenciona demonstrar enfaticamente a maravilhosa força pela qual o Espírito Santo produz em nós fé, esperança e alegria.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário