"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 10 de setembro de 2019

“Regra Infalível de Interpretação da Sagrada Escritura”


“Regra Infalível de Interpretação da Sagrada Escritura”

*Confissão de Fé de Westminster, Da Sagrada Escritura, Capítulo I.

Seção IX. A regra infalível de interpretação da Escritura é a própria Escritura; e, portanto, quando houver alguma questão acerca do genuíno e pleno sentido de qualquer texto da Escritura (sentido que não é múltiplo, mas único), a mesma deve ser estudada e elucidada por outros textos que falem mais claramente.

At 15.15,16; Jo 5.46; 2Pe 1.19-21.

Seção X. O Supremo Juiz, pelo qual todas as controvérsias religiosas devem ser determinadas, e todos os decretos dos concílios, as opiniões de escritores antigos, doutrinas de homens e espíritos privados, devem ser examinados, e em cujas sentenças devemos descansar, não pode ser outro senão o Espírito Santo falando na Escritura.

Mt 22.29,31; Ef 2.20; At 28.25; Gl 1.10.

*Estas seções ensinam: -

1. Que a infalível e única “regra” genuína para a interpretação da Escritura é a própria Escritura.

2. Que as Escrituras são o supremo “juiz” em todas as controvérsias concernentes à religião.
A autoridade das Escrituras como regra final de fé descansa tão-somente no fato de que elas são a Palavra de Deus. Visto que todos esses escritos são uma só revelação, e a única revelação da vontade divina concernente à religião, dada por Deus aos homens segue-se: -

2.1. Que elas são por si mesmas completas como revelação, e não devem ser suplementadas ou explicadas pela luz extraída de alguma outra fonte.

2.2. Que as diferentes seções dessa revelação mutuamente suplementam e explicam umas às outras. O Espírito Santo que inspirou as Escrituras é o único expositor competente de suas próprias palavras, e ele é prometido a todos os filhos de Deus como Espírito de luz e de verdade. Sob a dependência de sua orientação, os cristãos devem, naturalmente, estudar as Escrituras, usando de todos os auxílios do genuíno saber para assegurarem-se de seu significado, mas esse significado deve ser buscado à luz das Escrituras mesmas, tomadas como um todo, e não à luz ou da tradição ou da filosofia.

*A doutrina protestante consiste em: -

I. Que as Escrituras são a única regra de fé e prática;

A). Não há nenhuma corporação de homens qualificados ou autorizados para interpretar as Escrituras ou aplicar seus ensinos à decisão de citações particulares no sentido de constranger seus irmãos em Cristo;

B). As Escrituras são a única voz autoritativa na Igreja; a qual dever ser interpretada e aplicada por cada pessoa a si mesma, com a assistência, embora não pela autoridade, de seus irmãos em Cristo. Credos e confissões, quanto à forma, só os obrigam no sentido de confissão voluntária deles; e, quanto à matéria, os obrigam somente até onde afirmam verdadeiramente o que a Bíblia ensina e porque a Bíblia assim o ensina.

*Isso tem que ser verdadeiro: -

1. Porque as Escrituras, que garantem ensinar-nos o caminho da salvação, não nos fazem referência de nenhum padrão ou juiz em matéria de religião além ou acima de si mesmas; e porque nenhuma corporação de homens, desde os apóstolos, existiu com qualificações ou com autoridade para agir no papel de juiz em relação a seus companheiros.

2. Porque todos os cristãos são intimados a estudar as Escrituras e a julgar, tanto as doutrinas quanto os que se declaram mestres (Jo 5.39; 1Jo 2.20,27; 4.1,2; At 17.11; Gl 1.8; 1Ts 5.21).

3. Porque a todos os cristãos foi prometido o Espírito Santo para guiá-los na compreensão e na aplicação prática da verdade (Rm 8.9; 1Jo 20,27).

“Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1.19-21).

A.A.Hodge (1823-1886).

*Confissão de Fé de Westminster Comentada – Editora Os Puritanos.

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-1115

Nenhum comentário:

Postar um comentário