"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 28 de agosto de 2023

“O PLENO CONHECIMENTO DA VERDADE SEGUNDO A PIEDADE”


“O PLENO CONHECIMENTO DA VERDADE SEGUNDO A PIEDADE”

“Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade” (Tt 1.1).

A fim de apoiar sua alegação de que seu apostolado está livre de toda e qualquer impostura e equívoco, o apóstolo Paulo declara que sua mensagem nada contém senão aquela notória e averiguada verdade, a qual pode instruir os homens no perfeito culto divino. Visto, porém, que cada palavra tem sua própria importância, nos será de muito proveito examiná-las.

Em primeiro lugar, ao chamar a fé de “conhecimento”, Paulo não está meramente distinguindo-a de opinião, mas daquela fé forjada e implícita inventada por hereges. Pois por fé implícita eles querem dizer algo destituído de toda luz da razão. Ao dizer que conhecer a verdade pertence à essência da fé, ele claramente demonstra que sem o conhecimento não há certeza de fé.

Com o termo, “verdade”, Paulo explica ainda mais claramente a certeza que a natureza da fé requer; pois a fé não se satisfaz com probabilidades, mas com a plena verdade. Além do mais, ele não esta falando, aqui, de qualquer gênero de verdade, mas daquela que é contrastada com a vaidade do entendimento humano. Pois como Deus se nos tem revelado através dessa verdade, ela é a única que merece o título de “a verdade” - título este a ela dado em muitos passos bíblicos. “O Espírito vos guiará a toda verdade” (Jo 16.13). “Tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). “Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade” (Gl 3.1). “Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho” (Cl 1.5). “A igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (1Tm 3.15). Em suma, a verdade é aquele puro e perfeito conhecimento de Deus, o qual nos livra de todo e qualquer erro e falsidade. Devemos considerar que não há nada mais miserável do que vagar ao longo de toda a nossa vida como ovelhas perdidas.

A próxima frase, que é “segundo a piedade”, qualifica a verdade de uma forma específica, da qual Paulo esteve falando, e ao mesmo tempo recomenda sua doutrina a partir de seu fruto e propósito, visto que seu alvo único é promover o culto divino correto, e manter a religião genuína entre os homens. E assim ele livra sua doutrina de toda e qualquer suspeita de vã curiosidade, como ele fez diante de Félix (At 24.10) e igualmente diante de Agripa (At 26.1). Visto que todos os questionamentos supérfluos que não se inclinam para a edificação devem ser com toda razão suspeitos e mesmo detestados pelos cristãos piedosos, a única recomendação legítima da doutrina é que ela nos instrui na reverência e temor de Deus. E assim aprendemos que o homem que mais progride na piedade é também o melhor discípulo de Cristo, e o único homem que deve ser tido na conta de genuíno teólogo é aquele que pode edificar a consciência humana no temor de Deus.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

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