“PELA GRAÇA SOIS SALVOS”
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é
dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).
O apóstolo tratara da eleição, da vocação gratuita, visando chegar à
conclusão de que haviam obtido a salvação unicamente mediante a fé.
Primeiramente, ele assevera que a salvação dos efésios era inteiramente a obra
- e obra gratuita - de Deus; eles, porém, alcançaram essa graça por meio da fé.
De um lado, devemos olhar para Deus; de outro, para o homem. Deus declara que
não nos deve nada; de modo que a salvação não é um galardão ou recompensa, mas
simplesmente graça. Ora, pode-se perguntar: como o homem recebe a salvação que
lhe é oferecida pelas mãos divinas? Eis a minha reposta: pela instrumentalidade
da fé. Daí o apóstolo concluir que aqui nada é propriamente nosso. Da parte de
Deus é graça somente, e nada trazemos senão a fé, a qual nos despe de todo louvor,
então segue-se que a salvação não procede de nós.
Não seria, pois, aconselhável manter silencio acerca do livre-arbítrio,
das boas intenções, das preparações inventadas e dos méritos? Nenhum desses
deixa de reivindicar a participação no louvor da salvação do homem; de modo que
o louvor devido à graça, no dizer de Paulo, não seria integral. Quando, por
parte do homem, é posto exclusivamente na fé como única fonte de se receber a
salvação, então o homem rejeita todos os demais meios nos quais o ser humano costuma
confiar. A fé, pois, conduz a Deus um homem vazio, para que o mesmo seja
plenificado com as bênçãos de Cristo. E assim o apóstolo adiciona: não
vem de vós; para que, nada reivindicando para si mesmos, reconheçam
unicamente a Deus como o Autor de sua salvação.
Em vez do que havia dito, que a salvação deles é de graça, Paulo agora
afirma que ela é o dom de Deus. Em vez do que havia dito, “não vem de
vós”, ele agora diz: não [vem] de obras. Daí descobrimos que o
apóstolo não deixa ao homem absolutamente nada em sua busca da salvação. Pois
nessas frases ele envolve a substância de seu longo argumento nas Epístolas aos
Romanos e aos Gálatas, ou seja: que a justiça que recebemos procede
exclusivamente da misericórdia de Deus, a qual nos é oferecida em Cristo
através do evangelho, e a qual é recebida única e exclusivamente por meio da
fé, sem a participação do mérito procedente das obras, “para que
ninguém se glorie”.
Deus nos abençoe!
João Calvino (1509-1564).
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