"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 9 de janeiro de 2024

“BENDITO SEJA O DEUS E PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”


“BENDITO SEJA O DEUS E PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Ef 1.3).

Aqueles que reconhecem em si mesmos uma efusão tal da bondade de Deus, tão plena e absolutamente perfeita, e que se exercitam nela com fervorosa meditação, jamais abraçarão novas doutrinas, as quais obscurecem a própria graça de Deus que sentem tão poderosamente em seu interior. O propósito do apóstolo Paulo, ao afirmar a imensurabilidade da graça divina para com os efésios, era prepará-los a fim de que não permitissem que sua fé fosse abalada pelos falsos apóstolos, como se seu chamamento fosse algo duvidoso, ou como se sua salvação devesse ser vista por outro prisma. Ele lhes assegura, ao mesmo tempo, que a plena certeza da salvação consiste no fato de que, através do evangelho, Deus revela, em Cristo, seu amor para conosco. A fim de confirmar, porém, a questão mais plenamente, ele chama sua atenção para a causa primeira, para a fonte, ou seja, a eterna eleição divina, por meio da qual, antes que houvéssemos nascido, fomos adotados como filhos. E isso para que soubessem eles [e nós!] que já estavam salvos, não por meio de qualquer ocorrência fortuita ou prevista, mas por meio do eterno e imutável decreto de Deus.

O verbo abençoar é aqui usado em mais de um sentido, tanto em se referindo a Deus como em se referindo aos homens. Encontro na Escritura uma quádrupla significação para ele. Abençoamos a Deus quando o louvamos, declarando sua munificência. Diz-se, porém que Deus nos abençoa, quando ele torna nossas atividades bem sucedidas, e em sua benevolência nos concede felicidade e prosperidade; e a razão é que somos abençoados unicamente em seu beneplácito. Notemos como Paulo expressa o grande poder que habita em toda a Palavra de Deus para a Igreja e para cada crente individualmente. Os homens abençoam uns aos outros através da oração. A bênção sacerdotal é mais do que uma oração, visto ser ela um testemunho e garantia da bênção divina; porquanto os sacerdotes receberam a incumbência de abençoar no Nome do Senhor. Portanto, Paulo, aqui, abençoa [bendiz] a Deus como uma confissão de louvor, porque Deus nos abençoou, ou seja, nos enriqueceu “com toda sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”, expressando a superioridade da graça que nos é concedida através de Cristo; que nossa felicidade não está neste mundo, e, sim, no céu e na vida eterna. A religião cristã, sem dúvida, como vemos em 1Tm 4.8, contém promessas não só referentes à vida futura, mas também com referência à vida presente, seu alvo, porém, é a felicidade espiritual e eterna no reino de Cristo.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário