“SELADOS COM O SANTO ESPÍRITO DA PROMESSA”
“Em quem
também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa
salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da
promessa” (Ef 1.13).
Temos neste
versículo uma prova da exatidão que Paulo atribuía ao evangelho. E por meio de
qual patrocinador seria ele melhor garantido do que pelo Espírito Santo? É como
se o apóstolo dissesse: “Havendo chamado o evangelho de Palavra da verdade, não
o demonstrarei pela autoridade humana; pois tendes o próprio Autor, o Espírito
de Deus, que sela a veracidade dele em vossos corações”. Essa excelente
comparação é extraída dos selos, por meio dos quais a dúvida é afastada de
entre os homens. Os selos imprimem autenticidade tanto aos alvarás como aos
testamentos. Além disso, o selo era especialmente usado nas epístolas, para identificar
o escritor. Em suma, um selo distingue o que é genuíno e indubitável do que é
inautêntico e fraudulento. Tal ofício Paulo atribui ao Espírito Santo, não só
aqui, mas também no capítulo 4.30 e em 2 Coríntios 1.22. Nossas mentes jamais
se fazem suficientemente firmes, de modo que a verdade prevaleça conosco contra
todas as tentações de Satanás, enquanto o Espírito Santo não nos confirme nela.
A genuína convicção que os crentes têm da Palavra de Deus, acerca de sua
própria salvação e de toda a religião, não emana das percepções da carne, ou de
argumentos humanos e filosóficos, e, sim, da selagem do Espírito, o que faz
suas consciências mais seguras e todas as dúvidas removidas. O fundamento da fé
seria quebradiço e instável, se porventura ela repousasse na sabedoria humana;
portanto, visto que a pregação é o instrumento da fé, por isso o Espírito Santo
torna a pregação eficaz.
Mas aqui, o
apóstolo aparece sujeitar à fé a selagem do Espírito. Se esse é o caso, então a
fé precede o ato de selar. Minha resposta consiste em que a ação do Espírito na
fé é dupla, correspondendo às duas partes principais das quais a fé consiste.
Ela ilumina o intelecto e também confirma o pensamento. O princípio da fé é o
conhecimento; sua consolidação é aquela convicção firme e estável, a qual não
admite a oposição da dúvida. Cada caso, como já disse, é obra do Espírito. Não
admira, pois, que Paulo declare que os efésios não só receberam, pela fé, a
verdade do evangelho, mas também foram confirmados nela através do selo do
Espírito Santo.
O apóstolo
Paulo denomina de Espírito da promessa, a partir de seu efeito. Pois é ele que
faz com que a promessa de salvação não nos seja feita em vão. Porque, assim
como Deus promete em sua Palavra que nos será por Pai, também por meio de seu
Espírito ele nos comunica a evidência de sua adoção.
Deus nos
abençoe!
João Calvino (1509-1564).
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