"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 29 de julho de 2024

“NÃO TE ENVERGONHES DO TESTEMUNHO DE NOSSO SENHOR”


“NÃO TE ENVERGONHES DO TESTEMUNHO DE NOSSO SENHOR”

“Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus” (2Tm 1.8).

O apóstolo Paulo diz isso porque, pensava-se que confessar o evangelho era uma grande desventura; por isso ele diz a Timóteo a não permitir que a ambição ou o medo de infâmia obstruísse sua confiante pregação. Declara isso como uma inferência do que esteve justamente afirmando. O homem que se ama com o poder de Deus não se sentirá frustrado pelo tumulto do mundo, mas considerará uma honra que os homens ímpios o cubram de vitupério. O evangelho é aqui denominado com justiça, “o testemunho de nosso Senhor”, pois ainda que ele não necessite de nosso auxílio, não obstante nos impõe o dever de dar testemunho a seu respeito, bem como de sustentar sua glória. Essa é uma grande e especial honra concedida por ele a todos nós, de tal modo que não há cristão que não se considere uma testemunha de Cristo, mas é especialmente concedido aos pastores e mestres, como Cristo mesmo disse a seus apóstolos: “Sereis minhas testemunhas” [At 1.8]. Pois quanto mais o mundo demonstra seu ódio pelo ensino do evangelho, mais coragem devem os pastores demonstrar em seus labores em confessá-lo publicamente.

Ao acrescentar, nem do seu encarcerado, que sou eu”, o apóstolo admoesta Timóteo a não recusar ser seu companheiro numa causa comum. Ao começarmos a nos esquivar da companhia daqueles que estão sofrendo perseguição, nosso intuito é fazer que o evangelho fique isento de toda e qualquer perseguição. Ainda que não faltassem pessoas perversas para dirigir a Timóteo motejos e dizer: “Tu não vês o que tem acontecido a teu mestre? Por que, pois, nos impões uma doutrina que vês ser desdenhada pelo mundo inteiro?” Não obstante, ele deve ter se sentido feliz com essa admoestação. Paulo lhe diz: “Não precisas sentir-se envergonhado a meu respeito, pois de nada tenho que me envergonhar, porque sou o prisioneiro de Cristo; não estou em cadeias por algum crime ou malfeito, e, sim, por seu nome”. Ele diz a Timóteo como fazer o que lhe pede, ou seja, preparando-se para sofrer as aflições que estão relacionadas com o evangelho, pois esquivar-se da cruz ou tentar evitá-la significa sempre envergonhar-se do evangelho. E assim Paulo tem duas razões para encorajar Timóteo a ser ousado em sua confissão, e ao falar sobre levar a cruz, que ele não o fizesse em vão.

E acrescenta “segundo o poder de Deus”, porque imediatamente sucumbimos caso ele não nos sustentasse. A frase contém tanto de admoestação quando de consolação. A admoestação é para volvermos nossos olhos de nossas presentes fraquezas e, confiando no socorro divino, aventurarmo-nos e esforçarmo-nos em relação às coisas que se encontram além de nossas próprias forças; o conforto é para que, caso soframos algo por conta do evangelho, Deus virá e nos livrará e em seu poder nos dará vitória.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário