"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 15 de julho de 2024

“QUANDO, PORÉM, VIER O CONSOLADOR”


“QUANDO, PORÉM, VIER O CONSOLADOR”

“Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim” (Jo 15.26).

Devemos observar neste versículo o que nosso Senhor fala a respeito do Espírito Santo. Ele se referiu ao Espírito como uma pessoa, chamando-O de “o Consolador e o Espírito da verdade”. Jesus afirmou que o Espírito Santo seria por Ele enviado e procederia do Pai. Seu ofício seria dar testemunho e nos guiar a toda a verdade: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” (Jo 16.8-13).

O fato de que várias denominações evangélicas no mundo estão divididas por causa do significado das palavras de Jesus deve nos ensinar que precisamos abordá-las com humildade e reverência. Acima de tudo, uma verdade permanece evidente: existe um íntimo relacionamento entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não podemos explicar porque o Espírito Santo seria enviado pelo Filho e procederia do Pai. Mas podemos sossegar nossas mentes com o pensamento expresso em um credo antigo: “Na Trindade, nenhuma das Pessoas está à frente ou atrás da Outra; Nenhuma é maior ou menor que a Outra”. E, além disso, podemos descansar na certeza de que, na salvação de nossas almas, todas as pessoas da Trindade cooperam igualmente. O Deus que nos criou é o mesmo que nos salvou!

Tenhamos sempre o cuidado em apresentar a doutrina sobre o Espírito Santo. Estejamos certos de que sustentamos pontos de vista corretos e bíblicos a respeito de Sua natureza, pessoa e obra. Religiosidade que não tem lugar para o Espírito Santo e rejeita sua atividade é muito comum em nossos dias. Fiquemos atentos para que este não seja o nosso caso. “O que representa para nós o Cordeiro de Deus?” Qual a importância do Espírito Santo nisto? Cuidemos para que a obra do Espírito Santo não se encontre de tal maneira sepultada em opiniões extravagantes sobre a igreja, sobre o ministério cristão e sobre as ordenanças, que o verdadeiro Espírito Santo das Escrituras esteja ausente em nossas vidas. “E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm 8.9).

Deus nos abençoe!

J.C.Ryle (1816-1900).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário