"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



domingo, 11 de agosto de 2024

“FIEL É A PALAVRA E DIGNA DE TODA ACEITAÇÃO”


FIEL É A PALAVRA E DIGNA DE TODA ACEITAÇÃO

Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1Tm 1.15).

Não satisfeito em haver defendido seu ministério da infâmia e das acusações, o apóstolo Paulo agora se volta para suas vantagens pessoais, as quais seus inimigos poderiam assacar contra ele ao modo de repressão. Demonstra ainda que foi proveitoso para a Igreja que ele tivesse sido o gênero de homem que fora antes de ser chamado para o apostolado, porque, ao conferir-lhe um penhor de sua graça, Cristo chamou a todos os pecadores a uma maravilhosa expectativa de obterem  eles [também] o perdão divino. Ao ser Paulo transformado de um animal feroz e selvagem em ministro e pastor, Cristo exibiu nele um extraordinário exemplo de sua graça, a qual transmitira a todos os homens uma segura confiança de que o acesso à salvação a ninguém é vetado, por mais graves e ultrajante sejam seus pecados.

Primeiramente, Paulo faz uma afirmação geral de que Cristo veio para salvar os pecadores, introduzindo-a à guisa de prefácio, segundo seu costume ao tratar de assuntos de suprema importância. Na doutrina de nossa religião, este é deveras o ponto primordial, ou seja: visto que por nós mesmos estamos perdidos, devemos ir a Cristo a fim de receber de suas mãos a nossa salvação. Pois ainda que Deus o Pai, mil vezes, nos ofereça a salvação em Cristo, e Cristo mesmo nos proclame sua própria obra salvífica, todavia não nos desvencilhamos da incerteza, ou, de algum modo, não cessamos de perguntar em nosso íntimo se realmente é verdade. Portanto, quando em nossa mente surge alguma dúvida sobre o perdão dos pecados, devemos aprender a repeli-la, usando como nosso escudo o fato de que ela é verdadeira e segura, e portanto deve ser recebida sem qualquer contestação ou hesitação.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário