"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 30 de agosto de 2024

“INCLINA-ME OS OUVIDOS, LIVRA-ME DEPRESSA”


“INCLINA-ME OS OUVIDOS, LIVRA-ME DEPRESSA”

“Inclina-me os ouvidos, livra-me depressa; sê o meu castelo forte, cidadela fortíssima que me salve. Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás. Tirar-me-ás do laço que, às ocultas, me armaram, pois tu és a minha fortaleza” (Sl 31.2-4).

Estas palavras expressam com quanto ardor a alma de Davi se animava a orar. Ele descreve com figuras próprias a veemência de seu desejo. Ao orar para que fosse libertado depressa, demonstrava a agudeza do perigo que o cercava, como se quisesse dizer: Logo todos se assenhorearão de minha vida, a não ser que Deus se apresse em socorrer-me. Com as palavras, castelo forte, fortaleza e rocha, ele notifica que, sendo-lhe impossível resistir a seus inimigos, sua esperança repousa unicamente na proteção divina.

Davi, ao exclamar esta reflexão, se anima não só a orar com intensidade, mas também a nutrir confiante esperança de obter o que solicita. Sabemos, em todos os casos, que é um hábito dele misturar tais elementos em suas orações, como se quisesse remover suas dúvidas e confirmar sua certeza. Havendo, pois, expresso sua necessidade, ele se assegura, com o fim de encorajar-se e animar-se, de que sua oração, com toda certeza, receberá uma resposta feliz. Ele havia dito: Sê tu minha forte rocha e minha fortaleza; e agora adiciona: Com toda certeza tu és minha rocha e minha fortaleza; notificando que não emitira estas palavras temerariamente, como fazem os incrédulos que, embora estejam acostumados a exigir muito de Deus, são mantidos em suspenso pelos eventos terríveis e incertos. Deste fato ele extrai outro encorajamento, a saber: que terá Deus por seu guia e líder durante todo o curso de sua vida. Ele usa dois termos: conduzir e guiar, para expressar a mesma coisa, e faz isso (pelo menos assim o explico) por conta dos vários acidentes e das vicissitudes desiguais pelas quais os homens vivem e são provados, como se quisesse dizer: Se tenho de subir às montanhas mais íngremes ou labutar por regiões ásperas ou andar entre os espinheiros, confio que serás o meu Guia constante. Além do mais, como os homens sempre encontram em si mesmos motivos para dúvida, caso olhem para seus próprios méritos, Davi expressamente pede a Deus que se convença a socorrê-lo por amor de seu próprio nome, ou em consideração à sua própria glória, visto que, propriamente falando, não existe nenhum outro motivo que o induza a socorrer-nos. É preciso, pois, ter em mente que o nome de Deus, que se opõe a todo e qualquer mérito [humano], é a única causa de nossa salvação.

No versículo quatro, sob a metáfora de um laço, tudo indica que Davi está a designar as ciladas e artifícios com que seus inimigos o enredavam. Sabemos que se engendravam frequentes inspirações contra sua vida, as quais não lhe deixavam lugar algum de escape; e como seus inimigos eram profundamente hábeis em matéria de sagacidade, e odiavam-no com inconcebível furor, e ardentemente buscavam sua destruição, era-lhe impossível desvencilhar-se deles por qualquer poder humano. Por essa razão ele chama Deus minha força; como se quisesse dizer: Unicamente ele é suficiente para desmantelar todas as ciladas nas quais ele vê seu aflito povo enleado.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
*Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário