“ESTÁ CONSUMADO!”
“Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito” (Jo 19.30).
Estamos diante de um testemunho bíblico notável, digno de nossa atenção, uma declaração apresentada de forma singular pelo apóstolo de João. Lemos que o nosso Jesus sentiu sede, sendo-Lhe oferecido vinagre. “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito” (Jo 19.30).
Não é exagero afirmar que precisamos com urgência entender o significado desta solene declaração: “Está consumado!” O que ela significa? Todos nós devemos perceber que existe nesta maravilhosa exclamação um significado tão profundo que nos faltam palavras para explicar. Entretanto, com reverência vamos imaginar o que se passava na mente do nosso Amado Senhor, quando pronunciou tão admirável declaração. Podemos entender que nela está a consumação de todos os sofrimentos conhecidos e desconhecidos, os quais Cristo como nosso "Substituto" teve que suportar; a consumação da lei de Moisés, onde o “Cordeiro de Deus” tornou-se o verdadeiro sacrifício pelos nossos pecados; a consumação de profecias que como “Messias” viera concretizar; e a consumação definitiva da grande obra de redenção do povo de Deus, realizada pelo "Único e Suficiente Redentor". Tudo isso, sem dúvida, o nosso Senhor tinha em mente quando disse: “Está consumado!”
Ao considerar as palavras de Jesus Cristo, em uma ocasião como esta, diante de um momento de absoluta crise e envolvendo tantos mistérios, o fazemos com cautela. Consideremos um pensamento a mais nesta famosa expressão: “Tudo está consumado!” A vida dos amados filhos de Deus repousa sobre uma obra consumada. Não precisamos ficar intimidados diante das investidas de Satanás com suas insinuações condenatórias. Nesta hora, nós precisamos olhar para o nosso vitorioso Senhor e descansar na verdade de que “já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Leia Rm 8.1-39).
J.C.Ryle (1816-1900).
*Faça-nos uma oferta (Pix 083.620.762-91).
Nenhum comentário:
Postar um comentário